Noticias

8 de mai de 2016

Trecho da Orla Conde na Avenida Rodrigues Alves é entregue


Foi entregue, na manhã deste sábado (07/05/16), o segundo trecho da Orla da Guanabara Prefeito Luiz Paulo Conde, na Avenida Rodrigues Alves, entre os armazéns 1 e 6 do Cais do Porto. O novo boulevard de um quilômetro de extensão e 57 mil metros quadrados representa a revitalização de uma região da cidade que estava abandonada e sofreu com o efeito da sombra do Elevado da Perimetral — demolido por etapas entre 2013 e 2014.


Com a inauguração, cariocas e turistas podem desfrutar de um parque arborizado, dedicado ao lazer e à prática de esportes ao ar livre, com via de passagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A Orla Conde terá 3,5 km de extensão, ligando o armazém 8 ao Museu Histórico Nacional, no Castelo. Em abril, o prefeito inaugurou o primeiro trecho, entre a Praça Mauá e a Praça Barão de Ladári, na Rua Visconde de Inhaúma. A área, antes restrita ao uso militar, foi aberta ao público após um acordo entre a prefeitura e o Comando do 1º Distrito Naval.


O novo trecho será um dos pontos do Boulevard Olímpico (Live Site) durante os Jogos Olimpícos e Paralímpicos Rio 2016, com atrações especiais, shows e telões para transmissão ao vivo das principais competições. O espaço está interligado ao VLT, a mais nova opção de mobilidade urbana da cidade, com inauguração do primeiro trecho prevista para 22 de maio.


Os novos bondes vão ligar a Rodoviária Novo Rio ao Aeroporto Santos Dumont, com três pontos de parada no boulevard. A inauguração de hoje marcou, também, o lançamento do projeto de cobertura de Wi-fi público na Praça Mauá, que se estenderá por 100 mil metros a partir da Orla Conde. Oferecido pela Cisco, apoiadora oficial dos Jogos Rio 2016, o sistema faz parte do legado olímpico e implementará uma série de serviços inteligentes na área.


A Orla Conde já tem 105 mil metros quadrados inaugurados e abertos à população do - dos 287 mil metros quadrados previstos. O espaço da Praça Barão de Ladário até o armazém 6 é monitorado 24 horas por dia por sete câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO) da Concessionária Porto Novo, empresa contratada pela prefeitura para executar as obras do Porto Maravilha e prestar serviços públicos na Região Portuária.


A nova Avenida Rodrigues Alves ganhou uma cobertura verde de 460 árvores em 51 canteiros, totalizando 7 mil metros quadrados, o que equivale a cerca de 37 campos de futebol. A antiga via, pela qual passava o Elevado da Perimetral, tinha apenas 59 árvores. O sistema automatizado de irrigação permite regar gramados e jardins em dias e horários pré-programados, com tempo de funcionamento definido, atendendo as necessidades específicas de cada espécie de vegetação, devido ao uso racional da água. Um sensor de chuvas desliga o sistema nos períodos chuvosos, evitando o desperdício e sobrecarga de água nos jardins.


A área ganhou 800 metros quadrados de deques de madeira cumaru e 1.500 metros quadrados de saibro estilizado, além de 29 mil metros quadrados em granito e mil metros quadrados em bloco intertravado. O espaço terá 153 bancos, 20 lixeiras e 17 painéis para orientar sobre manutenção e ocupação responsável da orla. Também foram instalados pontos subterrâneos de coleta de lixo, aumentando a qualidade no serviço de limpeza urbana da região do Porto Maravilha.

 Prefeitura- RJ




Nenhum comentário:

...

...

...