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17 de nov de 2018

Prefeitura lança na Tijuca o Rio + Pedestre



A administração da prefeitura do Rio de Janeiro vai fazer uma experiência urbanística para abrir mais espaços para as pessoas caminharem por seus bairros. É o Rio + Pedestre, que começa pela Tijuca, na Zona Norte. O teste vai durar dois dias, no entorno da estação São Francisco Xavier do metrô. As mudanças serão colocadas em prática no domingo, 18 de novembro, e na segunda-feira, 19. As modificações, porém, começaram nesta sexta, 16, com proibições de estacionamento, e no sábado, quando começará a operação para pintar o chão e preparar a intervenção temporária. O objetivo do programa é tornar as ruas da cidade mais amigáveis a quem caminha por elas e incentivar a ocupação do espaço público pelo pedestre.
 



A propagação e extensão da área a ser pintada é de 1.200 m². Será feita a ampliação das calçadas da Praça Carlos Paolera, da Rua São Francisco Xavier, em frente à igreja e nas esquinas com a Rua Heitor Beltrão e Doutor Satamini. As novas calçadas serão protegidas por 200 cones e 80 vasos de plantas. Além disso, serão criadas seis faixas de pedestres novas, e as já existentes serão aumentadas. A operação, que envolve pintura e instalação dos cones e vasos, começa às 8h de sábado. As faixas de pedestre serão pintadas na madrugada de sábado para domingo. A previsão é que tudo fique pronto às 8h de domingo.


Funcionários da CET-Rio e da Guarda Municipal darão apoio, com orientação a motoristas e pedestres.  Os dois dias de experiência ajudarão a mostrar na prática se as mudanças propostas vão funcionar a contento. Moradores e frequentadores das ruas São Francisco Xavier e Heitor Beltrão, onde ocorrerão as intervenções, foram ouvidos sobre as alterações. Depois, também darão suas opiniões sobre os resultados. O processo de informação da população envolveu reuniões com representantes de moradores e distribuição de folhetos nas ruas. Ao fim dos testes, as ruas voltarão às suas demarcações normais.


 




A movimentação é grande no entorno da estação São Francisco Xavier do metrô. Local de forte comércio e serviços, por ali passam 1.500 pessoas por hora, nos horários de pico. O fluxo de veículos chega a 60 mil por dia. Estudos da Secretaria Municipal de Urbanismo e do ITDP Brasil, ONG voltada para mobilidade urbana e parceira no projeto, apontaram faixa de rolamento para veículos ociosa (com baixo fluxo), enquanto em muitos pontos a circulação de pedestres é dificultada. Outro aspecto destacado no levantamento: a Igreja de São Francisco Xavier, que detém o título de patrimônio cultural da cidade, fica praticamente escondida por ônibus parados em frente e não pode ser apreciada pelo cidadão.


 - As ações de urbanismo tático, como as intervenções temporárias, permitem que os gestores públicos se aproximem dos anseios da população, assim como permitem que a população compreenda melhor os propósitos das mudanças que deverão ser implementadas. Isso é saudável para ambos os lados e reduz resistências e distorções. É um passo importante dado pela Prefeitura do Rio – explica Clarisse Cunha Linke, diretora executiva do ITDP Brasil, organização internacional sem fins lucrativos que atua em países em desenvolvimento para promover transporte sustentável e acesso às cidades, com redução de emissões de carbono.

 


ALTERAÇÃO EM ESTACIONAMENTO DE CARROS E PONTO DE ÔNIBUS


Áreas públicas de estacionamento serão temporariamente removidas. O estacionamento em três locais está proibido a partir desde 01h de sexta-feira, 16/11, até 17h de terça, dia 20. Os locais de proibição são os seguintes:

·         Junto ao lado direito da Rua São Francisco Xavier, trecho entre a Rua Pereira de Siqueira e a Avenida Heitor Beltrão;

·         Avenida Heitor Beltrão, lado oposto ao Metro São Francisco Xavier, no trecho junto à Praça Carlos Paolera;

·         Rua São Francisco Xavier, em frente ao número 68.


Durante a madrugada de sábado, equipes da prefeitura já estarão nas ruas preparando a região e instalando a sinalização viária.  Não estão previstos desvios de tráfego. Mesmo assim, a CET-Rio recomenda que sejam respeitadas as orientações dos controladores de trânsito e também toda a sinalização implantada na área.

 

Os pontos de parada de quatro linhas de ônibus serão alterados durante a intervenção urbanística temporária. Os 160 motoristas que trabalham nessas linhas receberam treinamento para que conheçam as mudanças. Foram orientados também sobre comportamento no trânsito, com aulas de segurança viária, já que o novo desenho das calçadas e a colocação de novas faixas de pedestres exigirá atenção maior.  As modificações estarão sinalizadas, para orientação dos passageiros.


Prefeitura- RJ

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